Projeto Cultura Afro e Indígena é Implantado nas Escolas Municipais

A Secretaria de Educação, realizou a entrega do material para estudo sobre a “Cultura Afro e Indígena” Folclore Brasileiro.

Com um material didático e divertido, onde docentes e alunos podem desfrutar e implementar ainda mais o conhecimento sobre cada cultura.

A Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino.

Buscando avançar na implementação da lei, a Secretaria Municipal de Educação tem investido formação dos profissionais e na aquisição de material didático entre eles: livros, jogos e brinquedos educativos, iniciativa que busca contribuir com uma educação para as relações étnico-raciais.

“Estamos falando de fortalecimento das identidades e dos direitos dos afrodescendentes, dos indígenas, de ser e estar e aprender nessa escola que forma, e que não pode mais formar, a favor do racismo. Estamos falando também de ações educativas de combate ao racismo e às discriminações.

Destacamos que as Escolas municipais desenvolvem ao longo do ano Projetos resultando numa mostra de trabalhos significativos e práticas bem sucedidas entre elas: pesquisa,  música,  contação de histórias,  teatro,  desenhos, brincadeiras, atividades físicas e  dança e, por meio dessas expressões trazem elementos de valorização das culturas negra e indígena, de modo que essas crianças e estudantes voltem  o seu olhar ampliado para estéticas, corporeidades, para instrumentos musicais, para sons, para narrativas que ampliam o repertório de todos.

Municipal de São José dos Ausentes – Gestão

2017/2021 – 2022/2024 – O trabalho continua