Plano Municipal de Turismo

São José dos Ausentes em parceria com o SEBRAE construiu o Plano Municipal de Turismo com a participação dos empreendedores e demais atores do turismo ausentino como guias e condutores.

Ivane Fávero que recebeu uma lembrança do Município das mãos Do Sr. Cleber pazini presidente da Associação das Pousadas e Hoteis urbanos e Rurais de São José dos Ausentes, por ocasião dos encontros e estudos para realização do referido Plano, possui currículo que demonstra sua vasta experiência no assunto.

Ivane é bacharel em Turismo pela PUC; Especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela UCS e em Gestão Pública Municipal pela UFRGS; Mestre em Turismo pela UCS. Realizou o MBA de Planejamento e Marketing do Turismo pela George Washington University. Foi Diretora e Secretária de Turismo de Bento Gonçalves e Secretária de Turismo de Garibaldi, por 5 gestões, totalizando quase 20 anos de atuação no setor público. Foi professora de Cursos Superiores de Turismo por 12 anos (UCS e Fisul). Foi Gestora de Turismo do Sebrae Serra Gaúcha e Consultora do Sebrae Brasil e do Instituto Marca Brasil, junto ao Ministério do Turismo, quando construiu a metodologia para o desenvolvimento dos 65 Destinos Indutores, juntamente com outros consultores, tendo viajado para vários estados, para a realização de oficinas. Também contribuiu com o Governo Estadual do Rio Grande do Sul no desenvolvimento dos Planos Regionais de Turismo.

Com a orientação de Ivane Fávero, ainda no final de 2019 o Plano ficou pronto e por ocasião da Festa do Município de 2020 seria feita entrega oficial ao Prefeito Municipal. Em razão da pandemia de COVID que freou todas as ações que envolvem aglomeração de pessoas não houve a festa de 2020 e também não houve a festa de 2021.

Portanto, em razão da solenidade da chegada do Fogo simbólico dia 20 de agosto de 2021, aproveitando-se da mesma solenidade, houve entrega oficial do Plano Municipal de Turismo pela Secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente Sra. Aline Maria Trindade Ramos ao Senhor Prefeito Municipal Ernesto Valim Boeira.

O município se orgulha de ser o único dentre os 11 municípios que compõem a região turística dos Campos de Cima da Serra que possui Plano Municipal de Turismo. Referido Plano está disponível no site da Prefeitura Municipal.