Departamento de Meio Ambiente Realiza Notificações a Moradores

Nesta quarta-feira (11), a Administração Municipal de São José dos Ausentes, através do Departamento de Meio Ambiente, notificou moradores que estariam fazendo descarte irregular de lixo doméstico nas propriedades de responsabilidade municipal.

O Departamento de Meio Ambiente de São José dos Ausentes iniciou no final do ano de 2022, a introduzir nas escolas, órgãos públicos e a população em geral a coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos (lixo doméstico), instalando lixeiras de uso comum, em pontos estratégicos do interior do município e na área urbana. Os critérios de escolha dos locais, foram baseados através na necessidade, fluxo de pessoas, locais de vicio da população entre outros.

O lixo doméstico deve ser disposto dentro das lixeiras distribuídas na cidade, ou em lixeiras pessoais de cada cidadão. Devem ser dispostas em sacos plásticos amarrados e separados de acordo com a datação da coleta seletiva, que é periódica e semanal! (Nas Segundas-feiras LIXO RECICLADO e nas Quintas-feiras LIXO ORGANICO).

Esta ação já vem sendo noticiada a um bom tempo e como sempre pedimos o auxílio da população para o bom funcionamento do planejamento de recolhimento de Resíduos Sólidos Urbanos.

Em nota o Chefe do Departamento do Meio Ambiente Givalgo Mossi destacou sobre a importância de uma reeducação ambiental e sobre o descarte correto dos lixos “Infelizmente algumas pessoas não entendem a gravidade da situação em que vivemos em relação ao lixo que geramos.  – Nosso lixo é responsabilidade individual até a sua destinação final. No processo de recolhimento e destinação o resíduo, passa por muitos km de estrada e muitas mãos de trabalhadores que vivem da triagem e reciclagem nos resíduos que geramos, então nada seria mais empático do que nos preocuparmos com a forma que destinamos nossos resíduos”.

Na primeira semana de 2023, 11 denúncias de disposição de lixo incorretas chegaram ao conhecimento do DMMA.

As denúncias se trataram de forma anônima, e relataram o nome dos infratores e a localização das disposições irregulares dos resíduos, que foram confirmadas pela equipe com uma fiscalização simples. Algumas apresentaram direcionamentos que facilitaram a chegada dos infratores, como vídeos, fotos digitais, notas fiscais com nome dos proprietários entre outras formas. Desta forma foram notificadas 7 pessoas por disposição ilegal de resíduos sólidos urbanos e 1 por disposição de resíduos sólidos perigos de forma inadequada.

Por: Alaides Paim – Assessoria de Comunicação e RP do Município de São José dos Ausentes – MTB 0018043/RS

Administração Municipal de São José dos Ausentes O Trabalho Continua