Departamento de Meio Ambiente Realiza Limpeza e Instalações de Lixeiras na Localidade do Butiá

A Administração Municipal de São José dos Ausentes, através da Secretaria Turismo, Cultura e Meio Ambiente, por meio do Departamento de Meio Ambiente estão realizando instalações de lixeiras para coleta seletiva.
Estas ações visam coibir o descarte em locais incorretos, proliferação de insetos vetores de doenças como o Aedes aegypti, que causa a dengue, a zica e a chikungunya, também aumento de proliferação de roedores e animais domésticos abandonados(que será assunto para o segundo passo da educação ambiental).
As lixeiras estão sendo instaladas em todo o perímetro urbano, e nas localidades como Silveira, Várzea em alguns lugares críticos, entre comunidade e caminhos de rotas de turismo, elas são de domínio público, onde se deve fazer o uso correto do descarte de resíduos recicláveis e orgânicos.
A coleta seletiva se dá nas segundas-feiras para materiais reciclados e nas quintas-feiras materiais orgânicos, a coleta é realizada periodicamente em todo o município.
O licenciador ambiental Givalgo Mossi, esclareceu sobre o descarte correto e o incorreto:
“E nesta semana a ação foi intensa na estrada que vai para a comunidade do Butiá, é uma área de risco ambiental altíssimo, pois muitas pessoas acabam destinando os resíduos nesta área, de propriedades particulares, sendo eles resíduos contaminados de empresas, que é de responsabilidade da propriedade que a descartou, cabendo medidas drásticas que vão de notificação simples a embarque da empresa e/ou propriedade, caso seja analisado ação viciosa. Estas duas lixeiras foram instaladas, pois em 15 dias que viemos monitorando esta localidade a quantidade de lixo acabou triplicando”
Entre os resíduos descartáveis foi detectado latas de óleo, mangueiras de hidráulicos, sendo todos pertinentes de descarte incorretos de empresas, e que acabam sendo queimados, por populares. Estes tipos de resíduos não são recolhidos pela secretaria, pois merecem uma atenção redobrada, sendo de responsabilidade da empresa e/ou propriedade que o descarta, e não deve ser misturado aos lixos recolhidos pelo poder público, o descarte incorreto é crime ambiental.
É importante ter consciência de que pequenas atitudes podem afetar bastante o meio ambiente, a manutenção da infraestrutura das cidades e o bem-estar geral da população.
Por isso, busque sempre fazer o descarte adequado do lixo, realizar a separação dele e diminuir o consumo de materiais não biodegradáveis. Dessa forma, podemos diminuir o impacto do lixo produzido pela sociedade.

Por: Alaides Paim – Assessora de Comunicação Social do Município de São José dos Ausentes – MTB 0018043/RS
Administração Municipal de São José dos Ausentes – O Trabalho Continua