Curso de Mestre Quejeiro – 1º Módulo

No dia 12 de setembro aconteceu o Curso/treinamento de Mestre Quejeiro em São José dos Ausentes. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da EMATER.

Nessa primeira etapa participaram proprietários de queijarias, professores, alunos, dentre outros interessados no assunto.

Acontecerão outros módulos com os mesmos participantes e na sequência serão abertas inscrições para novos participantes e interessados.

O veterinário e pesquisador João da Emater trouxe infomações técnicas preciosas sobre maturação do queijo e outras curiosidades sobre fungos e bactérias.

No final do treinamento houve degustação de queijos com várias etapas de maturação desde a fase de coalhada.

por fim houve degustação harmonizada com doces típicos da região como doce de leite, marmelada, figada e mel.

Também houve harmonização com cerveja artesanal produzida no município e suco de mirtilo também produzido no município.

Foi um treinamento bastante importante que aprofundou conhecimentos técnicos e práticos relacionados ao Queijo Artesanal Serrano desde sua produção até a degustação.

Imagens de Tuani Velho e Felipe Hofman