85ª Corrida do Fogo Simbólico

No dia 19 de agosto em são José dos Ausentes aconteceu a cerimônia de recebimento do Fogo Simbólico da Pátria que foi trazido pela Liga de Defesa Nacional e que percorreu mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul para distribuir a centelha do fogo da pátria.

Na ocasião os alunos de destaque das escolas estadual e municipal se revezaram levando o fogo através da avenida da cidade até a chegada a Prefeitura Municipal onde ocorreu cerimônia com homenagem a dois ilustres ausentinos por destaque em sua trajetória.

Foram homenageados Douglas Rodrigues Búrigo e Sérgio Santos Souza ambos in memoriam por toda trajetória de vida.

Sérgio deixou um legado forte de contribuição social, no esporte como importante goleiro e como incentivador das gerações mais jovens a que participassem dos campeonatos e jogos na região. Na parte cultural foi músico chegando a gravar discos e participar de conjunto gauchesco. Sua simplicidade, humildade e seu coração enorme são marcas que ficarão reverberando com muito orgulho na memória dos ausentinos.

Também foi homenageado Douglas Rodrigues Búrigo que infelizmente foi morto em combate na guerra entre Ucrânia e Rússia. Sempre teve um espírito altruísta com ímpeto de ajudar os outros no que fosse preciso, e por isto se voluntariou para esse combate que assola o mundo em pleno século XXI. Seu exemplo de coragem e galhardia reverberam entre os seus e sua comunidade com muito orgulho.