Reunião Técnica da Região com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional

No dia 10 de março o município de São José dos Ausentes recebeu representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional, junto a Pousada fazenda Monte Negro para reunião técnica com lideranças regionais e também produtores com intuito de desenvolvimento e implantação da Rota do Queijo Artesanal Serrano, do Mel, Frescal e outras delícias típicas produzidas na região.

Foi apresentado um material audiovisual do Queijo Artesanal Serrano e em seguida o Dr. Francisco Soares de Lima Júnior – Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano apresentou a ideia geral do projeto, no que em seguida foi complementado por Valquíria Duarte Vieira Rodrigues – Coordenadora-Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores que trouxe também importantes contribuições ao tema.

Prefeitos que estavam presente se manifestaram sobre o evento, especialmente o anfitrião Sr. Ernesto Valim Boeira que mencionou o quanto é importante que essas rotas possam de consolidar e abrir portas para o desenvolvimento de toda a Região de forma integrada, já que são produzidas tantas delícias como queijo, mel, doce de gila, paçoca de pinhão, charque e carreteiro de charque.

Alguns produtores rurais se manifestaram, apresentando a realidade regional, as dificuldades e os avanços ao longo dos anos em termos de produção, comercialização e divulgação de seus produtos. Dentre as manifestações o Sr. Claudecir Bitencout, presidente da APROCAMPOS, Associação de Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Região dos Campos de Cima da Serra, fez importante manifestação sobre o Queijo Artesanal Serrano.

O presidente da Associação Apícola dos Campos de Cima da Serra, Sr Gabriel Boeira explanou sobre a evolução por qual passou a referida Associação e a importância de um encontro como esse e da consolidação da Rota do Mel.

A Secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de São José dos Ausentes falou sobre a criação dessas Rotas e mencionou que o modo de fazer o Queijo Artesanal Serrano é patrimônio Cultural Imaterial Municipal desde o ano de 2017 tal a importância que essa iguaria representa para a região.

Referido evento foi transmitido pela Rádio Monte Carmelo FM através de live. Foram feitos questionamentos aos representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional pelo público presente o qual foi compreendendo a forma como se dá a formação de Rota, seu desenvolvimento e posterior consolidação. Os municípios presentes, através de seus representantes, saíram satisfeitos com os avanços obtidos e imbuídos da missão de fazer o necessário para contribuir a que essas Rotas se efetivem.