Acadêmicas do Curso de Design de Moda de Caxias do sul desenham vestidos das Soberanas

A Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de São José dos Ausentes logo no início de 2019 fechou parceria com a Universidade de Caxias do Sul, Curso de Design de Moda através da Coordenadora professora Mercedes  Lusa Manfredini para que alguns alunos dos anos finais do Curso pudessem fazer os desenhos dos vestidos das soberanas Rainha e Princesa de São José dos Ausentes.

Três acadêmicas do curso de Design de Moda  indicadas por desempenho e destaque acadêmico foram convidadas a participar submetendo seus desenhos ao Conselho de Cultura, através dos conselheiros, que é quem por fim escolheu qual o modelo de vestidos para o período 2019/2020.

As acadêmicas Marina Paludo de Negri, Marina de Carli e Debora Peruffo prontamente aceitaram o convite e enviaram os desenhos para apreciação do Conselho de Cultura. Todos desenhos feitos embasados na história e traços culturais, geográficos e climáticos traduzindo assim em cada detalhe algum aspecto importante que marca o povo, a história e a cultura de São José dos ausentes.

Um material contendo as informações sobre o município, foi enviado com antecedência para as acadêmicas que puderam utilizar como fundamento para a criação dos modelos.

Após análise pelo Conselho de Cultura, o modelo escolhido para o período 2019 e 2020 foi da acadêmica Marina Paludo Negri. Lembrando que todos os modelos enviados são lindos e que oportunamente serão também utilizados para os anos vindouros, mas nesse momento a proposta da Marina Paludo Negri é que está sendo produzida.

Modelo Rainha

O modelo da princesa

 

Segundo a acadêmica as referências para o desenho dos modelos são:

“Os trajes da rainha e da princesa contam com três cores principais, sendo elas branco representando a neve que é muito presente na cidade de São José dos Ausentes e é bastante conhecida por isso, o verde que representa toda a natureza da cidade, principalmente os cânions e o marrom alaranjado que representa a terra, o pinhão e o churrasco, sendo os dois últimos importantes componentes da gastronomia da cidade. A gola e os bordados dourados representam o orientalismo, pois um dos descendentes do povo ausentino são os árabes” onde uma das principais famílias representativas é a família Salib.

Os demais trajes desenhados (pelas demais acadêmicas) trouxeram referências mais voltadas à colonização portuguesa, e outras referências de pontos turísticos como Desnível dos Rios e Cachoeirão dos Rodrigues, mas não poderiam ser escolhidos todos os desenhos ao mesmo tempo, então cada um a seu tempo será feito nos próximos anos.

A Secretaria de Turismo, Cultura e meio Ambiente agradece a cada uma das acadêmicas do curso de Design de Moda da UCS e à coordenadora que participaram e dedicaram seu tempo para de forma gratuita submeter seus desenhos com criatividade e técnica.